Olhar pequeno

Em tempos de tanta instabilidade, nos parece não haver saída. As pessoas, em geral, ficam acuadas, mais tristes e desanimadas para empreender, se aperfeiçoar, criar oportunidades para si e para os outros.
Esta atmosfera é diretamente responsável pelo encolhimento da atividade econômica e produção de riquezas.
Transformar este estado de coisas é fundamental e indispensável para se alcançar um novo horizonte. Mas como fazer se todos os acontecimentos, todas as notícias, todos os outros elementos a nossa volta estão contaminados por este clima de pessimismo?
Penso que o segredo é o “olhar pequeno”. Olhar pequeno para alcançar o vizinho, a rua, o colega de aula, de trabalho, a empresa onde atua, a Universidade onde estuda, seu negócio próprio. Olhar pequeno quer dizer olhar perto, próximo, e fazer sua parte.
Um bom trabalho, uma ajuda e cooperação com o lugar onde vive, estudar direito (não a ciência, mas o modo como estuda), pode mudar tudo. As tempestades passam e quando a luz chegar, terá sucesso aquele que estiver forte, olhando o horizonte já com o primeiro pé à frente, pronto para o primeiro passo.
Prepare-se para os tempos de bonança trabalhando e combatendo nas tempestades. Estes sobreviverão!